DESENVOLVIMENTO DO CAIS 11 E TERMINAL DE FERTILIZANTES DO PORTO DA BEIRA
Project’s Name: Desenvolvimento do Cais 11 e Terminal de Fertilizantes do porto da Beira
Project’s Location: No interior do porto da Beira, Província de Sofala, cidade da Beira.
O Porto da Beira está localizado na Cidade da Beira, na Costa Leste do Continente africano, a 20 km do mar aberto e a esquerda do estuário do Rio Púngue.
Type of Investment: Joint Venture com a Concessionária do porto da Beira (CORNELDER)
Project Description:
1. Construção de Cais 11a e do Cais 11b na 1ª fase, incluindo a pavimentação de uma área de mais de 20 hectares (Terminal de Contentores – média anual de 311,000 TEUs, 42% do total de volumes de contentores que afluírem ao Porto da Beira; Terminal de Carga geral – média anual de 193,000 toneladas, 22% do total dos volumes de carga geral a serem manuseados pelo Porto da Beira)
2. Construção de um Terminal de Fertilizantes e suas infra-estruturas de suporte
3. Na 2ª fase: construção de Cais 11c
Project Objective: Construção de novos Cais de propósitos múltiplos e um terminal de fertilizantes com vista ao aumento da capacidade de manuseamento da carga no porto da Beira, aumentando deste modo a eficiência e a competitividade desta infra-estrutura em relação aos outros portos regionais.
Beneficiaries: Provisão de suporte logístico e económico a um mercado de mais de 100 milhões de consumidores em Moçambique (Províncias de Sofala, Manica e Tete) e no hinterland (Zimbabwe, Malawi, Zâmbia, Botswana e República Democrática do Congo, particularmente a Província de Katanga).
Products and Market:
- Alcançar uma quota do mercado de 60% a70% das necessidades do comércio externo da Zâmbia, Zimbabwe e do Leste da RDC;
- Contribuir para o crescimento do volume do tráfego da carga geral, fertilizantes, minério, produto agrícolas devido á expansão da capacidade interna de produção de maior parte dos países da região central de África Austral, incluindo Moçambique;
- Criação de empregos temporários para a população local durante a fase de construção e empregos permanentes na fase de operação dos Cais e Terminal de Fertilizantes;
- Aumento de receitas para o Orçamento do Estado através dos impostos e taxas, para economia local, provincial e Nacional;
- Realização de poupanças de USD 76 a USD 158 por cada tonelada transportada de e para Bulawayo, Harare, Kitwe, Lusaka, Lilongué, Blantyre e Lubumbashi.
Public Infraestructures:
Existentes: Porto da Beira; Sistema ferroviário Centro; Estradas que ligam o porto da Beira como por exemplo a Estrada Nacional nº6;
Necessários: Três novos cais de Propósitos Múltiplos e um Terminal de Fertilizantes.
Total investment:
- Infra-estruturas – Cais 11a e Cais 11b (entre 2016-2018) – USD 262 milhões
- Infra-estruturas – Cais 11c (entre 2029 e 2030) – USD 120 milhões
- Terminal de fertilizantes (2016-2018) – USD 50 milhões
Equipamentos – USD 437 milhões
Total: USD 869 Milhões
Economic & Financial Indicators:
- IRR (Internal Rate of Return) –
- NPV (Net Present Value) –
- IRP (Investment Recovery Period) –