DESENVOLVIMENTO DO CAIS 11 E TERMINAL DE FERTILIZANTES DO PORTO DA BEIRA

Project’s Name: Desenvolvimento do Cais 11 e Terminal de Fertilizantes do porto da Beira

Project’s Location: No interior do porto da Beira, Província de Sofala, cidade da Beira.

O Porto da Beira está localizado na Cidade da Beira, na Costa Leste do Continente africano, a 20 km do mar aberto e a esquerda do estuário do Rio Púngue.

Type of Investment: Joint Venture com a Concessionária do porto da Beira (CORNELDER)

Project Description:

1. Construção de Cais 11a e do Cais 11b na 1ª fase, incluindo a pavimentação de uma área de mais de 20 hectares (Terminal de Contentores – média anual de 311,000 TEUs, 42% do total de volumes de contentores que afluírem ao Porto da Beira; Terminal de Carga geral – média anual de 193,000 toneladas, 22% do total dos volumes de carga geral a serem manuseados pelo Porto da Beira)

2. Construção de um Terminal de Fertilizantes e suas infra-estruturas de suporte

3. Na 2ª fase: construção de Cais 11c

Project Objective: Construção de novos Cais de propósitos múltiplos e um terminal de fertilizantes com vista ao aumento da capacidade de manuseamento da carga no porto da Beira, aumentando deste modo a eficiência e a competitividade desta infra-estrutura em relação aos outros portos regionais.

Beneficiaries: Provisão de suporte logístico e económico a um mercado de mais de 100 milhões de consumidores em Moçambique (Províncias de Sofala, Manica e Tete) e no hinterland (Zimbabwe, Malawi, Zâmbia, Botswana e República Democrática do Congo, particularmente a Província de Katanga).

Products and Market:

  1. Alcançar uma quota do mercado de 60% a70% das necessidades do comércio externo da Zâmbia, Zimbabwe e do Leste da RDC;
  2. Contribuir para o crescimento do volume do tráfego da carga geral, fertilizantes, minério, produto agrícolas devido á expansão da capacidade interna de produção de maior parte dos países da região central de África Austral, incluindo Moçambique;
  3. Criação de empregos temporários para a população local durante a fase de construção e empregos permanentes na fase de operação dos Cais e Terminal de Fertilizantes;
  4. Aumento de receitas para o Orçamento do Estado através dos impostos e taxas, para economia local, provincial e Nacional;
  5. Realização de poupanças de USD 76 a USD 158 por cada tonelada transportada de e para Bulawayo, Harare, Kitwe, Lusaka, Lilongué, Blantyre e Lubumbashi.

Public Infraestructures: 

Existentes: Porto da Beira; Sistema ferroviário Centro; Estradas que ligam o porto da Beira como por exemplo a Estrada Nacional nº6;

Necessários: Três novos cais de Propósitos Múltiplos e um Terminal de Fertilizantes.

Total investment: 

  1. Infra-estruturas – Cais 11a e Cais 11b (entre 2016-2018) – USD 262 milhões
  2. Infra-estruturas – Cais 11c (entre 2029 e 2030) – USD 120 milhões
  3. Terminal de fertilizantes (2016-2018) – USD 50 milhões

Equipamentos – USD 437 milhões

       Total: USD 869 Milhões

Economic & Financial Indicators:

  • IRR (Internal Rate of Return) –
  • NPV (Net Present Value) –
  • IRP (Investment Recovery Period) –